5 Razões para adotar um sistema de roteirização

shutterstock_699394840

Inflação alta e recessão aguda são apenas dois dos problemas que vêm assustando os gestores de logística nos últimos tempos. Se em 2015 a adoção de tecnologias já era vista como uma necessidade para as empresas se manterem ‘vivas’ no mercado, neste ano elas ganharão ainda mais importância. E uma das tecnologias que podem ajuda-las a superar esses desafios e se destacar no mercado competitivo atual é o sistema de roteirização.

Nos dias de hoje, muito se fala dos softwares de roteirização e das vantagens que eles podem trazer para as transportadoras e seus clientes. E esta ‘fama’ não é à toa. Além de padronizarem os processos de entrega, eles ainda reduzem os custos das operações e aumentam a eficiência geral da companhia. Neste post, lhe daremos cinco razões para sua empresa de transporte de cargas adotar um sistema de roteirização em 2016. Veja-as:

Diminuição de custos

Com um software de roteirização, os gestores conseguem definir as melhores rotas de entrega possíveis e se beneficiar da redução de gastos por km (quilômetro) rodado. E ao saberem exatamente a rota que os veículos devem seguir, eles podem implantar medidas que racionalizem o uso da mão de obra, do combustível e dos demais custos (pneu, óleo, manutenções preventivas, etc) – o que é fundamental principalmente em épocas de crise.

Agilidade nas entregas

Pelos gestores, já é sabido que a demora nas operações de entrega pode gerar inúmeros prejuízos para o negócio. Mas com um sistema de roteirização, eles podem identificar falhas nos processos e ofertar serviços mais rápidos e de maior qualidade aos seus clientes. Os responsáveis também podem identificar erros no decorrer do processo de entrega e contorna-os rapidamente, para que o prazo de entrega não seja estendido.
Vale lembrar que, em tempos de crise, os clientes também precisam ser ágeis e atender suas demandas sempre no prazo correto. Com a ajuda do roteirizador, seus gestores podem mapear os clientes por zonas de atendimento. Isto tornará mais fácil a tarefa de otimizar a utilização dos veículos, o que certamente agilizará o tempo de entrega das mercadorias.

Minimização de erros em processos

Desvios de rotas, entregas erradas e outros imprevistos ocorridos no decorrer do processo de transporte, geralmente causados por erros no processo de definição de rota, podem fazer com que o tempo de entrega seja estendido. Os responsáveis pela empresa podem facilmente minimizá-los como uso do roteirizador, que define a melhor rota possível e evita que as falhas elevem os custos por entrega.

Otimização do uso dos veículos

O sistema de roteirização pode ajudar os gestores a otimizarem o uso de seus veículos, cruzando o volume e o peso das cargas com a capacidade de cada veículo e os locais de entrega, o que ajuda a maximizar a sua taxa de ocupação isso respeitando a jornada de trabalho do motorista, sem utilizar horas extra desnecessárias..

Redução da frota

A última razão para sua empresa adotar um software de roteirização em 2016 está diretamente relacionada ao número de veículos da sua frota. Como o sistema otimiza o uso dos caminhões e agiliza o tempo de entrega das mercadorias, a empresa acaba utilizando um menor número de veículos. Isso permite que o negócio se beneficie da redução de custos com a frota, tais como impostos, seguros e custos de manutenção e depreciação dos veículos.

E então, ficou convencido de que você deve implantar um sistema de roteirização na sua empresa em 2016? Caso tenha ficado com alguma dúvida relacionada à esta incrível tecnologia, aproveite para escrevê-la nos comentários para que possamos ajuda-lo!

Assinatura Cesar

CTA Cálculo ROI

logistica

Você já conheçe ou pratica logística verde? Baixe nosso ebook e saiba tudo sobre o tema.

BAIXAR

Se inscreva em nosso boletim informativo

Enviaremos somente conteúdos realmente relevantes.