Analisar o ROI dos investimentos é fundamental. Entenda como mensurar o retorno em melhorias operacionais como a roteirização.
O ROI (Retorno sobre o Investimento) é um indicador importante para trazer uma perspectiva de quanto a empresa ganhou ao realizar um investimento. Seu cálculo é bastante simples: basta subtrair o investimento do ganho obtido com a iniciativa e, depois, dividir o resultado pelo investimento.
Apesar de ser um indicador simples de acompanhar, ele é vital para as empresas que buscam maximizar sua competitividade no mercado. Afinal, o ROI é um reflexo de uma postura otimizada e voltada à eficiência, em que os investimentos são realizados sempre buscando uma melhorias para o negócio.
Redução de custos vs. investimentos
Ainda é comum que muitos negócios do setor logístico se vejam em meio à uma encruzilhada em que precisam cortar custos. E, com isso, os investimentos acabam ficando para o segundo plano.
O grande perigo nisso, no entanto, é que o mercado está mais moderno, dinâmico e exigente. Portanto, ficar preso a antigas práticas acreditando que isso evitará novas despesas, pode levar a sua empresa a um aumento de custos e a uma queda na competitividade.
A lógica aqui é simples: investimentos estratégicos permitem à empresa a uma eficiência operacional muito maior. E, no médio e longo prazo, esse resultado é traduzido em maior qualidade de processos e em melhor percepção na agilidade dos serviços para os clientes.
O poder da tecnologia
Outro ponto que é preciso considerar ao falarmos de ROI em roteirização está no fato de a Indústria 4.0 já ser uma realidade do setor de transportes.
Justamente por causa da busca por processos mais eficientes, custos menores e maior competitividade, a tecnologia se tornou um importante meio para que todos esses objetivos sejam alcançados.
Neste sentido, investimentos em ferramentas e modernização são necessários. No entanto, o grande segredo está justamente no poder de retorno que eles trarão para a empresa. E, no longo prazo, o que o negócio pode ganhar com isso.
ROI na roteirização e redução de até 20% de custos
Um sistema de roteirização pode ajudar a sua empresa a reduzir cerca de 20% dos custos com transporte. O que acha desse ROI?
O investimento colabora para identificar os gargalos operacionais com mais agilidade, traçar rotas mais rápidas e mais seguras e, até mesmo, evitar a ociosidade dos motoristas.
Com isso, a frota é usada de maneira mais adequada, as mercadorias chegam mais rapidamente aos clientes e a competitividade da empresa cresce.
Em outras palavras, um sistema de roteirização é um exemplo claro de como um investimento em tecnologia tem o poder de gerar um ROI extraordinário para a empresa. E, em um negócio em que a eficiência é a premissa para o crescimento, se torna cada vez mais relevante apostar em uma frente como essa.
É fato que o investimento em tecnologias pode ser maior no começo. No entanto, os benefícios e a economia ao longo prazo são cada vez mais vitais para que uma empresa de transportes se mantenha no mercado e cresça de maneira constante e saudável.
Quer entender melhor reduzir ainda mais os custos da sua empresa, mas sem perder a eficiência? Veja este material que separamos para você com 6 dicas que vão ajudá-lo com a tarefa!