Roteirização: o que é e qual a sua importância na logística

[roteirizador pathfind]

Veja como a implementação de um sistema de roteirização pode ser determinante para melhorar a produtividade e reduzir os custos da sua empresa!

A roteirização é um dos grandes desafios dos gestores de frota e transporte. Afinal, é preciso entregar as mercadorias dentro do prazo e nas condições adequadas, ao mesmo tempo em que os custos devem ser reduzidos e os processos otimizados.

Além disso,etre as traçar rotas eficazes demanda prever condições de trânsito, conhecer as limitações das áreas e calcular os custos das viagens. Sem contar com o melhor uso da frota e do tempo dos funcionários e, claro, com a manutenção de um bom relacionamento com o cliente.

Se você está buscando maneira de reduzir custos e aumentar a eficiência da sua operação, não deixe de ler este guia!

Neste guia você vai encontrar os seguintes tópicos:

  1. O que é roteirização?

  2. Qual a importância do roteirizador de entregas?

  3. Como funciona um software de roteirização?

  4. Quais os benefícios da roteirização?

  5. Como escolher o melhor sistema de roteirização? 

  6. O Otimizador de rotas Pathfind

1. O que é roteirização?

Podemos conceituar a roteirização como sendo a definição de um itinerário ou roteiro que tem por objetivo a redução do tempo, da distância percorrida e dos custos operacionais logísticos. 

A roteirização, portanto, consiste em realizar o planejamento das rotas para as demandas diárias e para a capacidade da sua frota. Com isso, é possível realizar entregas de maneira mais rápida e eficiente, de forma a usar os recursos adequadamente.

Saiba mais sobre O que é roteirização

2. Qual importância do roteirizador de entregas?  

Um sistema de roteirização é uma plataforma que permite automatizar todas essas atividades envolvidas no planejamento de rotas.

Entre as principais funcionalidades de um roteirizador estão:

  • Definição das melhores rotas;

  • Otimização dos recursos, ou seja, da frota, trajetos, mão-de-obra, entre outros;

  • Análise da capacidade da frota e dos veículos;

  • Planejamento de uso dos veículos de acordo com carga e rota estabelecida.

Em outras palavras, o roteirizador de rotas colabora para o uso inteligente e sistematizado dos recursos disponíveis. Permitindo, assim, realizar entregas e coletas em uma sequência otimizada e que permita controlar e reduzir as despesas.

3. Como funciona um software de roteirização?

Dependendo do porte da empresa, a implantação de um conceito de roteirização manual pode ser uma tarefa extremamente difícil devido a complexidade de informações que devem ser cruzadas para gerar as melhores rotas.

Por isso, existem no mercado softwares específicos para roteirização, como o Otimizador de Rotas da Pathfind, que utiliza mais 55 de algoritmos e é baseado em Machine Learning (ou seja, aprendizado da máquina) para definir os melhores trajetos de acordo com uma série de variáveis que reduzem custos para as empresas. 

4. Quais os benefícios da roteirização?

O uso de um software de roteirização permite identificar com agilidade de eficácia a rota mais benéfica para economizar recursos e realizar entregas dentro do prazo.

Com isso, a produtividade do negócio é muito maior, trazendo benefícios importantes, como:

 

A) Trajetos mais rápidos e seguros

Traçar a rota de entrega antecipadamente e com base em informações relevantes, como picos de trânsito e condições da via, colabora para aumentar a segurança do veículo e da carga.

Com isso, a frota navega por vias melhores asfaltadas, aumentando a vida útil dos veículos e reduz a necessidade de manutenções emergenciais.

A segurança das cargas também pode ser aumentada com um sistema de roteirização, fato especialmente importante para itens de alto valor agregado. É possível, por exemplo, parametrizar o programa para evitar rotas perigosas.

Além disso, é possível acompanhar o fluxo de trânsito na região em tempo real para traçar uma nova rota e evitar que o motorista se atrase ou fique muito tempo parado.

B) Tempo e equipe mais otimizados

A roteirização permite aprimorar a gestão do tempo do negócio, evitando períodos de ociosidade ou de sobrecarga de trabalho, que impactam diretamente nos custos.

Trabalhar com rotas otimizadas ainda é sinônimo de garantir os índices de rapidez e qualidade na operação. Afinal, o sistema permite identificar problemas e gargalos para que eles sejam corrigidos rapidamente e antes que afetem as entregas.

O trabalho dos profissionais também é beneficiado, uma vez que eles chegam mais rápido aos destinos e, portanto, conseguem focar em outras atividades da empresa.

Em outras palavras, a roteirização também permite aumentar a produtividade da equipe.

 

C) Economia de combustível e manutenção de veículos

Usar um sistema de roteirização pode contribuir para reduzir em até 30% os quilômetros rodados pela frota. E, quanto menores as distâncias percorridas, maior a economia com combustível.

Outro ganho importante proveniente da redução dos quilômetros rodados está na manutenção dos veículos. Com o uso de vias melhores conservadas, os dois pontos permitem que os pneus, peças e sistemas durem mais e, assim, os gastos sejam menores.

 

D) Otimização de recursos

O roteirizador permite adequar a gestão e as entregas à capacidade de cada veículo. Dessa forma, é possível aproveitar melhor a capacidade máxima e entregar mais pedidos em apenas uma viagem.

Além disso, o sistema pode ajudar a entender melhor o uso da frota e avaliar se ela realmente está sendo usada por completa. 

Muitas vezes, é possível aumentar a qualidade dos serviços e realizar mais entregas ao diminuir o tempo de viagem. Tornando possível, inclusive, reduzir a infraestrutura necessária para a operação e, com isso, fazer mais e melhor com menos.

 

E) Maior satisfação de clientes

Trajetos mais otimizados resultam em entregas rápidas e que preservem a mercadoria. Assim, a probabilidade de erros e atrasos é reduzida drasticamente, resultando em um nível de serviço muito mais elevado.

Como consequência, é possível melhorar a qualidade dos serviços prestados e aumentar a satisfação e a retenção dos clientes.

 

5. Como escolher o melhor sistema de roteirização?

É possível encontrar uma diversidade de softwares para roteirização no mercado. Para fazer a escolha adequada, é preciso analisar o cenário e as condições da sua empresa.

A dica aqui é levantar pontos como:

  • O que você precisa que o roteirizador faça?

  • Há alguma restrição ou particularidade do negócio que o sistema precisa considerar?

  • Quais os problemas que você espera resolver com a roteirização?

Após identificar as suas necessidades e objetivos, faça uma pesquisa de mercado e compare as funcionalidades dos sistemas. 

Ainda, vale a pena solicitar testes ou demonstrações para que você consiga entender melhor como a ferramenta funciona na prática.

Por fim, não deixe de entender como o roteirizador pode se integrar às outras ferramentas usadas para a gestão da empresa e processos. Com isso, você garante uma fluidez maior de informações e processos, otimizando ainda mais o negócio como um todo e fazendo a escolha do melhor roteirizador.

Baixe Grátis: O que eu ganho ao roteirizar com a Pathfind?

 

5 motivos para sua empresa contratar uma ferramenta de roteirização agora mesmo

 

1. Reduza os custos em aproximadamente 30%

O simples fato de implementar um sistema de roteirização já pode impactar em aproximadamente 30% de redução de custos no negócio.

Ao otimizar todas as etapas da sua operação, o roteirização gera uma economia enorme de tempo, esforços e recursos. 

Com o planejamento de rotas, é possível usar melhor a frota, definir as rotas mais rápidas e econômicas, diminuir o uso de combustível e de tempo ocioso e ainda gerar mais valor ao cliente.

 

2. Aumente a produtividade e a eficiência da operação

O roteirizador permite uma avaliação mais certeira de todas as variáveis que impactam na produtividade do negócio, como dimensões da carga, características do veículo, distância, jornada de trabalho, entre outros.

Com isso, os trajetos e as decisões são planejadas com base em informações reais, permitindo aumentar a eficiência da operação e a produtividade da empresa como um todo.

 

3. Melhore o sequenciamento de entregas

Os roteirizadores também ajudam a definir a melhor sequência para realizar as entregas e coletas. Sempre visando a agilidade e o melhor uso dos recursos.

Dessa forma, é possível garantir com que os deslocamentos aconteçam em um menor espaço de tempo e em uma sequência que seja lógica e traga economia.

 

4. Maior agilidade para contornar imprevistos

O software de roteirização permite monitorar em tempo real o transporte para que a torre de controle possa se comunicar com o motorista e reagir rapidamente a problemas e imprevistos. Essa atitude é fundamental para minimizar desvio de rotas ou paradas não programadas, entre outras questões que costumam surgir.

Além disso, é possível se adequar rapidamente a janelas de entrega ou restrições de horários de atendimento dos clientes, evitando ruídos na comunicação ou problemas de reentrega.

 

5. Maior competitividade

Por fim, uma gestão mais eficiente dos processos aumenta os índices de entregas dentro do prazo e, muitas vezes, permite que elas sejam feita antecipadamente.

Um negócio mais produtivo aumenta a competitividade da empresa e gera benefícios importantes para os clientes.

Com isso, é possível aumentar a satisfação dos clientes e agregar valores importantes ao negócio. Permitindo, inclusive, melhorar as margens nos serviços prestados.

 

6. O Otimizador de Rotas Pathfind

O Otimizador de Rotas Pathfind foi desenvolvido levando-se em consideração a problemática de transporte no Brasil, que inclui a gestão do risco e o modo de dirigir do motorista. Mas com um olhar globalizado, que nos permitiu realizar simulações em Portugal, Espanha, México e Colômbia.

Além disso temos:

1) Mapa retroalimentado pela execução e compartilhado com todos os clientes;

2) Geocode inteligente onde é buscado primeiramente em uma base de mais de 2 milhões de pontos já geocodificados e confirmados por entregas ou coletas efetuadas;

3) Otimização de operações mais complexas com crossdocking automático, múltiplas apólices de seguro, múltiplos perfis de carga, múltiplas operações consolidáveis ou não, veículos especiais ou com múltiplos compartimentos, etc;

4) Integração com meios de pagamento de frete, pedágio, vale pedágio ou abastecimento;

5) Integração para averbação digital de seguro;

Oferecemos um produto SaaS, de altíssima performance (+55 algoritmos processados de forma paralela) e com usabilidade extremamente intuitiva para o usuário.

Por fim, o Otimizador de Rotas Pathfind se destaca por otimizar o cenário, enquanto outros players do mercado não trazem um cenário factível. Isso faz com que o operador tenha que modificar o resultado manualmente para poder ser exequível, perdendo em produtividade e gestão de tempo. 

O Otimizador de Rotas Pathfind define suas rotas considerando esses 4 objetivos principais:

  • Redução de Custos com transporte;

  • Mais eficiência nas entregas;

  • Equipe mais produtiva;

  • Sua torre de controle com base em dados gerados pelo dashboard.

Que tal melhorar a eficiência e reduzir os custos da sua operação? Entre em contato conosco e descubra o que um roteirizador pode fazer pela sua empresa!

 

Quero falar com um consultor

Assinatura Cesar

logistica

Você já conheçe ou pratica logística verde? Baixe nosso ebook e saiba tudo sobre o tema.

BAIXAR

Se inscreva em nosso boletim informativo

Enviaremos somente conteúdos realmente relevantes.