Como roteirizar várias rotas automaticamente

como_roteirizar_varias_rotas

As plataformas de roteirização de cargas para multirotas normalmente são feitas a partir de aplicativos que determinam opções de logística para que as rotas sejam feitas com mais agilidade e eficiência. 

Afinal, o objetivo da roteirização é obter o melhor desempenho possível no processo com o menor custo. Otimizar, em roteirização, é palavra-chave quando se fala em custo x benefício.

Esse tipo de aplicativo de roteirização considera diversos aspectos antes de traçar o melhor trajeto para os motoristas, como: 

  • Restrição de vias,

  • Lugares de entrega,

  • Janelas de horário em que os clientes possuem disponibilidade, entre muitas outras características.

A partir de todos esses critérios o aplicativo de roteirização de cargas auxilia empresas dos mais variados segmentos do mercado a realizar entregas em um tempo muito menor e utilizando o mínimo possível de sua frota.

 

Principais benefícios de utilizar uma plataforma de roteirização de cargas 

Diversos são os benefícios proporcionados ao aliar a tecnologia com a execução dos processos de logística que a empresa realiza, em especial quando se trata da realização de serviços externos, como a entrega de produtos. 

Para que o roteirizador funcione com a máxima eficiência, há variáveis a serem consideradas. As principais, que mais interferem no planejamento das entregas, são: 

  • Tipo e valor da carga;

  • Melhor veículo  para transporte;

  • Otimização de rotas (possíveis pedágios, restrições de circulação etc.).

Vamos falar de cada uma delas, e as vantagens de contar com uma plataforma eficiente para roteirização de cargas:

1.  Otimização de horários de entrega

Um dos maiores problemas que empresas de logística enfrentam refere-se a restrições quanto a horários de deslocamento e entrega da carga. Há muitas cidades e regiões em que a circulação de caminhões é permitida apenas em determinados períodos.

Além disso, muitos clientes possuem horários específicos para receber entregas, a plataforma deve considerar a janela de recebimento de todos os clientes e calcular qual a ordem de pedidos que o motorista deve entregar, e assim traçar a rota mais adequada.

Resolver essas questões sem usar da tecnologia é como montar um imenso quebra-cabeças sem apoio, e resulta em enorme desperdício de tempo sem a garantia de um resultado eficiente. 

Com uma plataforma de roteirização, o trabalho da empresa resume-se a colocar todas as informações pertinentes no aplicativo e deixar que ela faça os cálculos que otimizam o processo.

2.  Redução de custos com a plataforma

O custo empregado para a realização de cada entrega é bastante reduzido ao utilizar um roteirizador automático. As rotas são traçadas considerando vários aspectos, como a detecção de vias em que determinados veículos não podem passar, ou, ainda, casos em que existe a aplicação de rodízios.

A primeira vantagem está em evitar erros: os veículos utilizados para realizar as entregas só se deslocam até o local quando há previsibilidade de que vão chegar ao destino no horário determinado. 

Isso se traduz em:

  • Economia de combustível

  • Aumento da vida útil dos veículos - que não circulam desnecessariamente -,

  • Redução de carga de trabalho dos motoristas, além de evitar desperdício com entregas não realizadas. 

3.  Rapidez e respeito aos prazos de entrega

As plataformas de roteirização de cargas permitem que os melhores caminhos sejam traçados para que haja muito mais agilidade nas entregas. Isso é possível por conta da tecnologia utilizada por esse tipo de aplicativo, que traça rotas com acessos mais rápidos e que estejam de acordo com as outras entregas da empresa.

Todas as entregas são colocadas na plataforma, assim o aplicativo consegue calcular os melhores trajetos, levando em consideração entregas próximas umas das outras, para que o motorista faça sempre o caminho mais adequado e seja possível cumprir o prazo acordado com o cliente.

4.  Aumento da produtividade

O uso da plataforma de roteirização permite melhor aproveitamento de mão de obra: motoristas movem-se com mais efetividade, o que se traduz em redução de deslocamentos desnecessários e sobrecarga de trabalho.

Os motoristas sentem-se mais seguros e motivados, pois sabem que as rotas previamente traçadas estão corretas e as mercadorias podem ser entregues sem percalços.

Adotar plataformas de roteirização de cargas, além de uma solução econômica e eficiente, significa inovação para a marca. A empresa incrementa a produtividade ao mesmo tempo em que consegue reduzir de forma drástica os seus custos com a logística de entregas.

O resultado? Clientes mais satisfeitos, pois como os prazos combinados são cumpridos rigorosamente, cresce a confiança e a credibilidade da empresa no mercado.

Assinatura Cesar

CTA Glossário logístico

logistica

Você já conheçe ou pratica logística verde? Baixe nosso ebook e saiba tudo sobre o tema.

BAIXAR

Se inscreva em nosso boletim informativo

Enviaremos somente conteúdos realmente relevantes.