Sistema de roteirização e diferentes tamanhos de veículos para cada rota

Otimizar veículos com sistema de roteirização

Dimensionar a frota adequadamente é essencial para aumentar a eficiência de uma empresa de transportes. Entenda como otimizar o processo aqui!

Roteirizar as entregas da sua empresa implica em outras atividades além da escolha adequada das rotas, o dimensionamento da frota também é uma importante atividade nessa equação.

Conquistar a eficiência operacional em uma empresa de transportes visa determinar de forma adequada a quantidade e o tipo dos veículos para realizar as entregas. 

Dimensionamento de frota e otimização operacional

Independentemente do tamanho da frota do seu negócio, a manutenção é um dos grandes problemas que costuma causar prejuízos para a operação.

As despesas com a frota podem se dar por dois motivos: pela subutilização dos veículos, que acarreta no aumento do CAPEX, ou seja despesas com bens, e pela redução da eficiência para cumprir com as entregas planejadas.

Otimizar o dimensionamento de frota, portanto, compreende atividades como:

  • Avaliar a quantidade de viagens de cada veículo por mês;

  • Identificar o volume máximo que cada veículo consegue transportar;

  • Entender a demanda mensal da empresa por carga;

  • Verificar o tempo de carga e descarga, paradas, entre outros;

  • Estabelecer as rotas mais adequadas, ágeis e seguras para a frota;

  • Conhecer as especificações técnicas de cada veículo.


Com isso, dimensionar a frota é um trabalho extremamente meticuloso e que requer o apoio de ferramentas especializadas.

Vantagens de dimensionar a frota

Não dimensionar corretamente a frota pode causar sérios problemas de operação. Entre eles, a circulação acima dos limites máximos de carga ou de velocidade da via, o que aumenta a insegurança e ainda acarreta em manutenções mais frequentes não somente aos veículos, como também o aumento do desgaste do asfalto gerando maior número de buracos nas vias e desvios por conta das obras necessárias.

Saber quantas viagens são necessárias para transportar um volume de pedidos também colabora para realizar os trajetos de forma mais rápida e prever a capacidade de atendimento da empresa.

Por fim, ficar com a frota parada é um custo totalmente desnecessário e que pode gerar impactos muito negativos para o negócio. E isso só será descoberto no momento em que os olhares começarem a se voltar para o dimensionamento da frota.

Dimensionamento de frota e roteirização

Um sistema de roteirização como o da Pathfind não colabora somente para o uso das rotas mais adequadas, como também, para uma otimização maior da frota.

Por meio dele, é possível computar e analisar a capacidade da frota e cruzar essas informações com a demanda de entregas. Assim, fica mais simples, rápido e automatizado de elencar os veículos mais adequados para cada trajeto e carga.

Como resultado, a empresa une alta eficiência no dimensionamento da frota com rotas inteligentes, seguras e rápidas. Permitindo processos extremamente otimizados e uma satisfação maior dos clientes.

Quer entender melhor como o sistema de roteirização colabora para o dimensionamento da frota e redução de custos? Acesse o nosso site e entre em contato com a gente!

Assinatura Cesar

CTA Cálculo ROI

logistica

Você já conheçe ou pratica logística verde? Baixe nosso ebook e saiba tudo sobre o tema.

BAIXAR

Se inscreva em nosso boletim informativo

Enviaremos somente conteúdos realmente relevantes.