Taxa de ocupação dos caminhões é um problema para sua empresa?

taxa de ocupações para caminhões

É fato: a administração adequada do transporte de mercadorias reduz, significativamente, os gastos de uma empresa, de qualquer ramo, localizada em qualquer região do país. 

Quando o assunto é distribuição de cargas, as variantes são muitas: tipo de mercadoria transportada; quantidade de carga para cada caminhão; peso e valor da carga e, até mesmo, quantidade de clientes atendidos em apenas uma rota. 

Estes fatores inconstantes acabam sendo problemas para muitas empresas; dificultam o cálculo da taxa de ocupação de caminhões e, em muitas situações, exigem investimentos desnecessários de tempo e de dinheiro.

A importância da utilização de uma plataforma para a roteirização de cargas  

A otimização da distribuição e do transporte de cargas, assim como uma plataforma automatizada para elaboração de rotas, resulta, por exemplo, na redução de quilômetros rodados por caminhões.
Esta redução tem diversas outras consequências positivas, além da economia de recursos financeiros: padronização de entregas e adequação às leis trabalhistas são algumas destas consequências. 
Ainda hoje, mesmo sabendo dos riscos, muitas empresas ainda traçam suas rotas de forma manual e utilizam cálculos simplificados para definir a taxa de ocupação de seus veículos.
Em contrapartida, muitas companhias vêm optando pelo uso de plataformas e ferramentas de roteirização e de cálculo. 
Estas plataformas reúnem o máximo de informações possíveis sobre a logística de entregas de uma empresa: número de caminhões; capacidade de carga de cada caminhão; número de motoristas e horas trabalhadas por cada um deles; quantidade de entregas; tipo de mercadoria a ser transportada; prazo e janela de entrega, restrições de circulação entre outros dados.

Reduzir gastos é consequência de muitos outros benefícios

Os benefícios são constatados desde o primeiro uso de uma boa ferramenta de roteirização, desenvolvida por conhecedores de logística e do mercado brasileiro como um todo. A ferramenta realiza cálculos exatos das taxas de ocupação de cada caminhão, considerando restrições impostas, tanto para o veículo, quanto para a carga a ser transportada, além de:

  • Auxiliar na elaboração de estratégias de distribuição (de mais carga, em menos tempo);

  • Traçar rotas precisas para os veículos, levando em consideração detalhes sobre as estradas e, em consequência, facilitando a passagem de um mesmo caminhão por vários lugares, otimizando assim o uso dos veículos da empresa;

  • Padronizar os processos de logística de todo e qualquer tipo de carga, reduzindo  riscos e adequando cada transporte ás restrições de entrega dos clientes;

  • Facilitar a gestão e a administração de equipes e motoristas, permitindo controle da jornada de trabalho, adequação ás leis trabalhistas e influenciando na redução de horas extras.

É importante destacar também que, ferramentas mais avançadas de roteirização e atualizadas com mais frequência, são capazes de realizar integrações rápidas e fáceis com sistemas de rastreamento dos caminhões e das cargas e com sistemas integrados de gestão empresarial (EPRs). 
E mais: softwares avançados como os mencionados acima podem ser utilizados em qualquer computador com internet, não sendo necessária nenhuma instalação física, mais uma vez, prezando pela redução de gastos das empresas.

O sucesso é uma fórmula simples 

As vantagens do uso de uma boa ferramenta de roteirização foram apresentadas. Agora, não será de espanto algum mencionar que uma plataforma como esta precisa de algoritmos matemáticos e computacionais para ser desenvolvida. São algoritmos determinísticos e heurísticos que dão exatidão aos cálculos de taxa de ocupação e também ao traçado de rotas. 
Parece complicado entender como o sistema funciona, mas o que realmente importa pode ser definido por uma fórmula bem simples, confira:

aplicação do roteirizador (máximo aproveitamento de cada caminhão + respeito à jornada de trabalho do motorista + restrições e janelas de clientes + restrições de vias de circulação adequação às leis) = - custos + faturamento + produtividade = sucesso da empresa!

Assinatura Cesar

CTA Frotas inteligentes

logistica

Você já conheçe ou pratica logística verde? Baixe nosso ebook e saiba tudo sobre o tema.

BAIXAR

Se inscreva em nosso boletim informativo

Enviaremos somente conteúdos realmente relevantes.