Como ajudar na performance utilizando tecnologia na logística?

Como ajudar seu time a performar mais utilizando tecnologia na logística

Entenda como a tecnologia é um meio para aumentar a produtividade da equipe e a eficiência dos processos.

A tecnologia é um importante meio para alavancar as pessoas e processos e, com isso, aumentar a eficiência da operação e ao mesmo tempo reduzir os custos.

Especialmente no setor logístico, contar com uma operação de qualidade, agilidade e precisão nas atividades é fundamental para ganhar competitividade. E, para que isso ocorra, é fundamental que o fluxo de informações seja rapidamente compartilhado e os dados estejam atualizados.

Afinal, é a partir dessas iniciativas que será possível identificar gargalos com rapidez e, com isso, otimizar e melhorar a performance do time. E é exatamente nesses pontos que a tecnologia surge como uma importante aliada!

Tecnologia e performance logística

Um processo logístico otimizado demanda o compartilhamento e análise de dados relevantes, como estoque, frota, mão-de-obra, rotas, entre outros.

Controlar todos estes detalhes de maneira manual torna o processo mais lento e suscetível a falhas. Ao passo que a tecnologia facilita o fluxo de compartilhamento das informações com maior rapidez.

Como resultado, as atividades podem ser realizadas com grande precisão e previsibilidade.Assim, toda a empresa começa a operar de forma mais estratégica, alocando recursos de maneira inteligente e reduzindo despesas.

O controle gerencial, com isso, se torna maior e baseado em informações reais, permitindo uma base muito mais eficaz para a tomada de decisões.

Aumento da eficiência de processos

A tecnologia permite aumentar a eficiência dos processos logísticos ao contribuir principalmente com as seguintes atividades:

Integração e controle de processos

Integrar os processos internos e externos do negócio colabora para maior fluidez e agilidade, trazendo grandes resultados para companhia. Por exemplo, um pedido que é solicitado e entra no fluxo direto para a operação, já entra no sistema com a visão geral de todas as entregas, otimizando as rotas do dia, o uso da frota e os horários dos funcionários.

A tecnologia permite um controle maior de todas as atividades e processos, dessa forma, os gestores contam com uma visão e análise do que está acontecendo, para que assim, possam tomar decisões com mais estratégias e utilizar os recursos de maneira mais otimizada.

O resultado é uma operação altamente eficiente, ágil e com diminuição de retrabalho ou tempo ocioso.

Rastreamento de pedidos em tempo real

Um sistema de roteirização permite acompanhar os deslocamentos dos veículos em tempo real e ganhar mais agilidade na tomada de decisão que sofrem influência de fatores externos, como o trânsito, a segurança de algumas vias ou restrições de circulação.

Assim, a tecnologia funciona como uma ferramenta valiosa para que as entregas sejam feitas de maneira ordenada e rápida. Diminuindo não apenas os custos da operação, como também, aumentando o valor percebido pelo cliente.

De forma geral, modernizar a operação da empresa é essencial para oferecer as ferramentas e informações necessárias para que o time desempenhe com mais produtividade e agilidade. Isso tudo impacta diretamente na redução de custos, permitindo uma margem maior e serviços muito mais rápidos e de qualidade.

Assinatura Cesar

CTA Cálculo ROI

logistica

Você já conheçe ou pratica logística verde? Baixe nosso ebook e saiba tudo sobre o tema.

BAIXAR

Se inscreva em nosso boletim informativo

Enviaremos somente conteúdos realmente relevantes.