Tecnologia na redução de custos com transporte fracionado na indústria

tecnologia-na-reducao-de-custos

A indústria brasileira de um modo geral está atrasada no que tange à evolução de sistemas produtivos e eficientes no segmento industrial. Prova disso é que, segundo estudo realizado pela Confederação Nacional de Indústrias (CNI), dentre as economias que mais se assemelham ao Brasil em quesitos como exportação e economia, o país está à frente apenas da Argentina, ocupando o penúltimo lugar da lista que conta com mais 17 países.

Muito dessa deficiência está relacionada ao Custo Brasil, que consiste em um conjunto de fatores, como custos de produção, burocracia, legislação trabalhista, carga tributária elevada, infraestrutura precária, além de diversos outros aspectos que dificultam a inclusão das empresas no cenário internacional.

Diversos pontos do Custo Brasil estão diretamente relacionados à forma com que a logística é vista e aplicada na indústria brasileira. As empresas voltadas ao ramo de entregas, por exemplo, são extremamente afetadas pelas condições em que as vias urbanas e as estradas se encontram.

Mas a indústria precisa atualizar-se e aceitar a inovação como parte integrante do negócio. A indústria 4.0 já é realidade em muitos países e aqui este é um processo que já começou, e não há caminho de volta. Por este motivo, as principais empresas do segmento estão deixando a antiga resistência em aplicar tecnologias, como os roteirizadores de carga, que podem facilitar, acelerar e principalmente baratear a forma como os processos de entregas são feitos.

Dentro do setor industrial é possível identificar alguns aspectos importantes em que os roteirizadores são capazes de influenciar positivamente no crescimento do cenário, dentre eles destaca-se a redução de custos que a plataforma proporciona.

Um dos pontos mais importantes que merecem análise é a diminuição do valor gasto em cada produto na sua linha final. Esse cálculo abrange todos os gastos realizados pela indústria em sua cadeia de produção, chegando até a sua distribuição para empresas e consumidores diretos.

A utilização do roteirizador de cargas é um excelente investimento para que os custos com a distribuição das mercadorias sejam efetivamente reduzidos. Isso ocorre porque a plataforma traça de forma inteligente as melhores rotas possíveis para que a distribuição seja realizada.

O sistema utiliza uma moderna tecnologia de inteligência algorítmica que traça rotas utilizando parâmetros como proximidade dos locais onde as entregas devem ser feitas, vias mais rápidas e disponíveis, dias de rodízios de veículos, horários em que os clientes podem receber os produtos, distribuição correta das cargas, entre outros aspectos.

Ao traçar todos os parâmetros e fazer o cálculo, o roteirizador é capaz de otimizar o trajeto percorrido pelos motoristas de maneira que menos veículos precisam ser utilizados simultaneamente, e os que continuam a realizar as entregas possam concluí-las em menos tempo e de maneira mais eficiente, fazendo com que haja uma grande economia a partir de aspectos como:

  •  Tecnologia na redução de custos com transporte fracionado na Indústria Manutenção reduzida dos veículos;

  •  Tecnologia na redução de custos com transporte fracionado na Indústria Menor custo com a contratação de motoristas;

  •  Tecnologia na redução de custos com transporte fracionado na Indústria Diminuição da incidência de imprevistos;

  •  Tecnologia na redução de custos com transporte fracionado na Indústria   Redução dos gastos com combustível; entre outros.

Tudo isso leva ao crescimento das empresas do segmento industrial que optam por utilizar os roteirizadores. A partir dessa grande economia, é possível investir mais capital em investimentos na produção e por consequência, no crescimento da empresa.

Além disso, por acelerar os prazos e reduzir ao máximo a chance de atrasos nas entregas, é possível verificar um retorno indireto do investimento realizado na plataforma, na forma da fidelização dos consumidores. Afinal, é fato que os clientes têm muito mais propensão em adquirir produtos de empresas que contam com uma logística inteligente e preocupada com a sua satisfação.

Diante de todos esses aspectos, é possível concluir que a aplicação da tecnologia dos roteirizadores no setor industrial proporciona diversos benefícios importantes, como a redução dos custos e a otimização dos processos, que podem facilmente alavancar o sucesso que as empresas têm no cenário.

Assinatura Cesar

CTA Cálculo ROI

logistica

Você já conheçe ou pratica logística verde? Baixe nosso ebook e saiba tudo sobre o tema.

BAIXAR

Se inscreva em nosso boletim informativo

Enviaremos somente conteúdos realmente relevantes.