Tendências para a área de logística em 2020

tendências-logística-2020

Conheça 5 grandes tendências para a Logística em 2020 e prepare a sua empresa para melhorar a produtividade e competitividade no setor.

O setor logístico tem uma importância enorme na economia de nosso país. Afinal, ele é o grande responsável por intermediar as operações de vários mercados.
Justamente por sua grandeza e complexidade, as empresas do setor precisam de atualização constante para se manterem eficazes e competitivas. 
Pensando nisso, separamos algumas das principais tendências para a área de logística em 2020. Não deixe de ler!

1.  Indústria 4.0, IoT e Inteligência Artificial 

Tendências para a área de Logística em 2020

A Indústria 4.0 já é uma realidade, e por meio da tecnologia, seu grande objetivo é otimizar e facilitar os processos de forma rápida e objetiva e com isso, desenvolver centros de distribuição mais inteligentes e dinâmicos.
Entre as muitas tecnologias que permeiam essa nova era, daremos destaque para duas em particular: a Internet das Coisas (IoT) e a Inteligência Artificial (AI).
Com a IoT, dispositivos e máquinas são conectados a sistemas de gerenciamento centralizados. Dessa forma, há uma troca de dados entre equipamentos e sistemas em tempo real, o que facilita o controle de entregas e a gestão logística.
Já a Inteligência Artificial busca reproduzir a capacidade de raciocínio humano para que as máquinas consigam tomar decisões e analisar dados em grande quantidade e de maneira altamente precisa. 
Como a AI permite controlar e gerenciar toda a cadeia de suprimentos de forma rápida, eficiente e sistêmica, essa é uma das maiores tendências logísticas no Brasil e no mundo.

2. Entrega no mesmo dia

Tendências para a área de Logística em 2020

Essa é uma ideia bastante audaciosa, especialmente para o Brasil. No entanto, muitos países e empresas já estão implementando. 
A Amazon é um grande exemplo disso e, inclusive, agora se prepara para um próximo passo: o produto sairá do estoque antes mesmo de o consumidor efetuar a compra. Para tanto, é preciso entender o comportamento de compra do cliente a partir de uma análise de dados de excelência.
Mesmo que a nossa realidade ainda não seja tão complexa assim, contar com processos bem integrados é fundamental para agilizar as entregas. Dessa forma, é possível oferecer um tempo de espera menor aos clientes e, com isso, conquistar um poderoso diferencial competitivo.

3. Logística compartilhada

Tendências para a área de Logística em 2020

Essa é uma tendência que ainda não é comum no Brasil, no entanto, tudo indica que o conceito vai começar a ganhar força nos próximos anos.
Na logística compartilhada, empresas com interesse em comum fazem o compartilhamento de serviços, como armazém e veículos.
Por meio dela, é possível extrair o potencial máximo dos veículos, reduzir custos e melhorar a eficiência dos serviços.

4. Demanda por novos profissionais

Tendências para a área de Logística em 2020

Ainda há uma premissa equivocada de que a tecnologia vai tirar os empregos humanos. É fato que alguns cargos podem deixar de existir, no entanto, a Indústria 4.0 vai demandar novos profissionais para as empresas.
Para você ter uma ideia,a Inteligência Artificial é uma das principais tendências em empregos para 2020, de acordo com a
Gartner
Para as empresas, isso significa que haverá uma demanda grande por esses profissionais, ao mesmo tempo que a escassez de pessoas capacitadas será grande.
Portanto, preparar-se o quanto antes é fundamental. Assim, além de incorporar a Indústria 4.0 ao negócio, é importante capacitar a força de trabalho para que ela saiba lidar com as tecnologias e usar as ferramentas da maneira adequada.

5. Maior eficiência e monitoramento em tempo real

Tendências para a área de Logística em 2020

Uma das grandes dificuldades de uma empresa de transporte é acompanhar em tempo real o trajeto dos veículos e otimizar as rotas. Atualmente, com ferramentas de roteirização, essa atividade já é possível e, portanto, pode se tornar muito mais estratégica e eficaz.
Neste sentido, é possível implementar, inclusive uma Torre de Controle Logístico, que atua como uma central de inteligência para aumentar a produtividade baseada em planejamento, execução e acompanhamento em tempo real.
Como resultado, é possível
identificar gargalos no transporte rapidamente e corrigi-los, além de reduzir em 20% os custos da empresa. Afinal, a ferramenta colabora para eliminar tempo ocioso da equipe e realizar entregas mais rápidas.
Estar atento à essas e outras tendências é primordial para manter a empresa mais produtiva, reduzir custos e ganhar mais competitividade no mercado. Afinal, vivemos uma era altamente volátil e rápida. Por isso, se adaptar com agilidade é determinante para manter a empresa crescendo!

Assinatura Cesar

CTA Logística Verde

logistica

Você já conheçe ou pratica logística verde? Baixe nosso ebook e saiba tudo sobre o tema.

BAIXAR

Se inscreva em nosso boletim informativo

Enviaremos somente conteúdos realmente relevantes.