Transformação Digital na cadeia de suprimentos

Transformação-Digital-na-cadeia-de-suprimentos

É fato que a tecnologia veio para revolucionar o setor logístico. Hoje, a condição de ser digital é fundamental e a mudança que estamos vivendo já tem nome: Logística 4.0

A Logística 4.0 é ultraconectada, tecnológica e rápida. Ela demanda não apenas o uso dos sistemas mais modernos e relevantes ao negócio, como também uma verdadeira mudança na cultura corporativa. 

Apenas dessa forma será possível implementar um fluxo operacional autônomo e eficiente na operação, conforme explicamos no post Como a logística 4.0 pode impactar os seus negócios?

Todos esses avanços tecnológicos proporcionam uma série de soluções para problemas cotidianos e questões operacionais que prejudicam as entregas, a produtividade e comprometem a margem de lucro.  

Mas como o mercado logístico tem reagido a essas transformações

O impacto da Transformação Digital na cadeia de suprimentos

De acordo com o estudo global intitulado "O Estado atual e futuro da Transformação Digital da Supply Chain", conduzido pelas empresas Capgemini Consulting e GT Nexus, em 2017, a tendência é a automatização completa do setor logístico: compartilhamento de dados, conectividade, colaboração em toda a cadeia, além da busca constante pelo aumento da eficiência.

Este estudo foi realizado com 337 executivos de grandes empresas de manufatura e varejo da Europa e América do Norte e 50% dos entrevistados afirmaram que a transformação digital na cadeia de suprimentos é uma prioridade e 75% reconhece uma grande lacuna entre o momento atual da transformação digital em suas cadeias globais de suprimento e o que esperam para os próximos 5 anos.

Alguns dos benefícios esperados com a transformação digital das cadeias de fornecimento incluem redução de custos para logística, inventário e manutenção, melhorias no atendimento ao cliente e maior eficiência dos equipamentos em escala global. 

O estudo ainda conclui que para que a transformação digital seja bem-sucedida, as empresas precisam ter uma visão holística de toda a cadeia. Na opinião de Kurt Cavano, presidente da GT Nexus, "a transformação digital da supply chain é uma iniciativa importante que exige liderança, visão no nível C e uma abordagem holística de mudança que promove automação, conectividade, compartilhamento de dados e colaboração em toda a cadeia".

Como está a visão nível C sobre a transformação digital?

Diante de cenários tão voláteis, tornou-se fundamental a agilidade dentro das empresas. É preciso ter embasamento em dados, monitoramento e integração entre todas as etapas da cadeia para conseguir realizar mudanças rápidas e suavizar os impactos dos imprevistos.  

Apenas uma visão atenta c-level tem a capacidade de analisar essas mudanças e guiar a estratégia da empresa de forma macro para que a transformação digital seja capaz de auxiliar a empresa a

  • Se diferenciar no mercado;

  • Reduzir custos;

  • Aumentar a eficiência;

  • Aumentar a satisfação do cliente;

  • Melhorar o atendimento;

E como está a sua visão sobre essas mudanças que acontecem de maneira tão veloz? O que você está trazendo de novo para garantir que a Transformação Digital tenha um um início na cadeia logística? Quais dados está utilizando em sua tomada de decisões?

Ainda segundo a pesquisa, 70% dos entrevistados já começaram formalmente a transformação digital da supply chain e os recursos tecnológicos que são vistos como os que mais facilitam a transformação digital da cadeia são:

  • Plataformas/ferramentas de visibilidade de cadeia (94%), 

  • Análise de Big Data (90%), 

  • Ferramentas de simulação (81%) 

  • Cloud (80%). 

 

O Otimizador de Rotas Pathfind

O Otimizador de Rotas Pathfind vai muito além de um simples roteirizador de entregas tradicional, ele permite solucionar, e aprimorar, uma série de problemas logísticos, aumentando a produtividade dos processos e melhorando a performance das equipes.

A plataforma permite criar e otimizar a Torre de Controle entregando o planejamento estratégico com rotas seguras, ágeis, inteligentes e com custos operacionais previsíveis. 

Com isso, é possível reduzir a ociosidade da frota, aumentar a eficiência da equipe e realizar mais entregas. A empresa totalmente under control!

Conheça os 5 diferenciais que tornam o Roteirizador Pathfind o melhor do mercado e descubra como podemos ajudar sua empresa a reduzir custos com logística em até 22% calculando o ROI que sua empresa irá obter com nosso otimizador!

Gostou desse conteúdo? Então não deixe de assinar a nossa newsletter para continuar recebendo outros artigos como este.

Assinatura Cesar

CTA Cálculo ROI

logistica

Você já conheçe ou pratica logística verde? Baixe nosso ebook e saiba tudo sobre o tema.

BAIXAR

Se inscreva em nosso boletim informativo

Enviaremos somente conteúdos realmente relevantes.