Veículo ocioso impacta no bolso do consumidor final?

 

Veículo ocioso impacta no bolso do consumidor

 

A logística é um processo extremamente complexo. E é exatamente por isso que qualquer detalhe improdutivo pode prejudicar toda a cadeia.

Um veículo ocioso e circulando sem carga representa um enorme prejuízo para a empresa. Afinal, há gastos com a manutenção destes veículos (devido ao uso desnecessário), combustível e motorista. 

É sabido que o cenário logístico do país não é nada fácil. É comum vermos filas de caminhões parados nas estradas aguardando o horário permitido para circulação ou então, caminhoneiros precisando descer do veículo para ajudar no desembarque de carga.

Ainda assim, há como aumentar a produtividade no transporte e, com isso, gerar benefícios para toda a cadeia.

Entenda a seguir os impactos dessas situações e como fazer para revertê-las!

Eficiência logística: pontos de atenção

Existem diversos pontos que devem ser considerados para que seja possível alcançar maior eficiência de transporte e logística.

Em situações de rotas mais curtas, o prejuízo costuma aparecer no uso inadequado da frota. Muita vezes, a distribuição não é planejada de acordo com as mercadorias e visando aproveitar da melhor maneira o espaço do veículo, especialmente quando falamos de itens com restrições, como alimentos, produtos tóxicos, sensíveis, etc.

Quando olhamos para a logística metropolitana,  é muito comum que veículos voltem vazios, aumentando gastos como o consumo de pneus, combustível e hora de trabalho do motorista, por exemplo. Com a otimização de rotas, bem como as cargas, é possível diminuir esses custos, melhorando assim a taxa de ocupação desses veículos.

A importância de racionalizar a operação

Ao perceber situações como essas, fica fácil compreender que muitos gargalos de uma operação logística podem ser resolvidos com simples mudanças.

No entanto, para que isso aconteça, é preciso engajar todos os envolvidos no processo,  desde o carregamento até a descarga da mercadoria.

Como resultado, a operação se torna mais produtiva, ágil e eficiente. Reduzindo os custos da empresa e, consequentemente, o preço final dos itens que chegarão ao consumidor.

Afinal, com processos mais eficazes é possível melhorar a margem de lucro e trabalhar de maneira mais competitiva no mercado. E isso beneficia todos os envolvidos na cadeia.

Produtividade demanda processos e ferramentas

É importante chamar atenção para o fato de que, cada vez mais, melhorar a produtividade logística e contornar os erros,demanda ferramentas e conhecimento.

Contar apenas com a experiência do funcionário para realização das melhores rotas pode ser além de falho, custoso já que o ser humano não tem uma capacidade analítica tão apurada. Ou seja, as variáveis contidas no sistema de otimização são capazes de calcular a melhor cubagem, indicar o melhor veículo, mostrar a rota mais eficiente, entre outros.

Um sistema de roteirização é essencial para que a sua equipe tenha à disposição todas as informações necessárias para fazer o melhor uso da rota e dos demais recursos.

Além disso, a tecnologia é uma aliada importante para ter uma visão mais global e realista de todo o processo, E só assim será possível tomar decisões mais assertivas e corrigir falhas e obstáculos com agilidade.

Quer entender melhor como um sistema roteirização pode ajudá-lo a reduzir custos e trabalhar de forma mais produtiva? Calcule o ROI de roteirização de entregas no nosso site!

Assinatura Cesar

CTA Cálculo ROI

logistica

Você já conheçe ou pratica logística verde? Baixe nosso ebook e saiba tudo sobre o tema.

BAIXAR

Se inscreva em nosso boletim informativo

Enviaremos somente conteúdos realmente relevantes.